segunda-feira, 17 de maio de 2010

Ciberespaço x Portais-Currais

Mortes aos Portais

André Lemos

No decorrer do texto,percebe-se a dualidade entre o Ciberespaço e os Portais-Currais.
O que faz da internet ser o que ela é hoje é o fato dela nos permitir ser emissores de qualquer coisa, ou seja, é a liberdade sem restrições concedida aos navegantes no ciberespaço.
Em contrapartida, os Porta-Currais objetivam selecionar as informações mais importantes, poupando-nos de estar mergulhando em um excesso de informações desnecessárias.
O problema está na relatividade do que é ou não excessivo.
A verdadeira vida digital é caracterizada tanto pelo excesso de informações, quanto pela constante renovação das mesmas.
Os Portais-Currais, no entanto, atribuem uma conotação negativa a essa infinidade de informações e surgiram com o objetivo de combater esse suposto excesso de informações, levando-nos à informações já moldadas pela nova ordem digital.
Dessa forma, os agrupamentos sociais perderiam o seu poder, já que são sustentados pela infinidade de informações, tratadas pelos Portais-Currais como moralizantes, desviantes, improdutivas e dispersivas.
Impedindo, assim, que os navegantes tenham acesso ás informações na sua totalidade, ou seja, ocultando frações das informações ameaçadoras à classe dominante e à manutenção do status -quo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário