sábado, 8 de maio de 2010

Resenha

A PRÁXIS PEDAGÓGICA PRESENTE E FUTURA
E OS CONCEITOS DE VERDADE E REALIDADE FRENTE
ÀS CRISES DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO DO SÉCULPO XX.

Maria Helena Silveira Bonilla

De acordo com o texto de Bonilla, as transformações científicas e tecnológicas estão intimamente ligadas com as alterações que vêm ocorrendo nas relações e nas formas de organozação social, " transformações que vão muito além das medidas superficiais de reajustamento econômico e político que estão sendo consideradas pelos líderes políticos de hoje"(Capra, 1999:31).
A escola surge como encruzilhada de influências entre o global e o local, como um conjunto de espaços e tempos influenciados por fatores determinantes do global, nacional e local. Contudo, ao mesmo tempo em que sofre essas influências, pode também influir nesses tempos e espaços, à medida que for se abrindo para ressignificação das concepções mecanicistas sobre o pensamento, o conhecimento e a comunicação que impregnam o sistema educacional e todas as outras instituições sociais e políticas.
A realidade e a verdade estão imbricadas uma na outra; o fato só é concretizado quando se torna evidente e passa para a instância do dizível. É impossível dizer o que uma coisa é a priori; ela é a cada acontecimento e nenhum desses acontecimentos são repetidos. Logo, não temos " a verdade", temos "significações" que emergem a cada atualização, abertas a outras e constantes ressignificações.
Enquanto a noção de ordem da escola é a da modernidade, a noção de ordem do mundo fora da escola tende a ser a da cosmovisão contemporânea, que já se faz presente em muitos âmbitos da vida, principalmente da vida dos jovens-adultos. Os altos índices de reprovação e evasão escolar têm demonstrado que não existe comunicação entre esses dois mundos e que essa não-comunicação entre as diferentes noções de ordem é que tem feito com que a escola esteja em crise e que tem levado a Educação a enclausurar-se num processo fechado, formalista.

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